Comunicação da EscolaMercado

Como usar as redes sociais a favor da sua escola

O advento das redes sociais trouxe uma séria questão para as gestões de escolas em suas mais diversas ramificações: devo ou não ter uma página da minha instituição? A resposta é sim, você deve, mas também é necessário saber como se portar na rede. Diferente de outros segmentos, a escola tem uma relação muito próxima não só com a comunidade, mas também com os alunos e pais, ou seja, aproveitar o potencial comunicativo das redes sociais pode ser vantajoso para seu negócio.

Esse post traz dicas para escolas que já possuem uma página e também para as que irão se lançar nessa grande aventura que é poder se comunicar de mil maneiras diferentes através das redes sociais.

1. Linguagem

Característica fundamental para que a página nas redes sociais seja relevante para o público que a escola deseja alcançar, pois não basta falar, é preciso saber como falar. A linguagem é um fator crucial na aproximação da instituição com os alunos nas redes sociais. Saber quem são seus alunos e como eles veem a escola, pode facilitar a busca pela linguagem ideal. Prefira textos curtos e diretos, deixando de lado termos técnicos e/ou muito formais.

2. Segurança

Estar ciente de que o que é postado em uma rede social pode ser visto por qualquer pessoa, é primordial. Caso a escola queira compartilhar fotos de alunos e estes sejam crianças e/ou adolescentes, é necessário que no contrato que os pais fizeram com a instituição tenha uma cláusula que permita o uso de imagem desses menores de idade.

Facebook

Se a escola optar por um perfil ao invés de uma página, ela pode fazer uso de ferramentas de compartilhamento que a rede social dispõe, como liberar a visualização dos conteúdos apenas para pessoas selecionadas, como os pais. No caso de páginas, tudo que é postado se torna público, não tem como gerenciar.

Instagram e Twitter

Essas duas redes sociais permitem criar perfis públicos ou privados. No caso de criar um perfil privado para a escola, é possível aprovar as solicitações de amizade dos usuários que tiverem interesse em visualizar os conteúdo postados. Assim fica mais fácil e seguro compartilhar conteúdos exclusivos para pais e alunos.

Leia mais:

3. Comunicação com foco educativo

As redes sociais têm finalidades diversas, mas quando utilizadas por instituições de ensino, devem prezar pelo foco educativo. Compartilhar conteúdos informativos da escola, como eventos, datas de férias e recessos, novidades da instituição, etc. No Facebook a escola também pode criar um grupo privado, apenas com professores e alunos, com o objetivo de compartilhamento de conteúdos extras das aulas, datas de provas e entregas de trabalho, encontros para grupos de estudo, etc. Além de tudo isso, a escola também pode se posicionar na redes sociais quando o assunto disser respeito a tudo que envolve o segmento que ela se encontra, como também reafirmar seus valores.

4. Marketing

Por último, mas não menos importante, as redes sociais não só podem, mas devem ser uma forte aliada no marketing digital das escolas. É interessante usar uma página como forma de captar mais alunos, divulgar cursos, horários, valores e pacotes especiais. A comunicação com os pais também fica mais próxima, pois através de comentários e avaliações que eles fizerem, será possível entender o que esperam da instituição e traçar estratégias de melhorias. Instituições famosas por serem tradicionais ou muito conhecidas pela excelência de ensino, podem criar conteúdos que tratem dessas características, assim podem divulgar títulos que mantém há anos.

O marketing digital se adequou as redes sociais de tal maneira, que atualmente o público busca esse tipo de informação nas páginas das instituições, deixando muitas vezes de lado o telefone, que por anos foi um dos meios mais utilizados.

5. Bons resultados

Alunos engajados é apenas um dos bons frutos que as redes sociais pode trazer para sua instituição. Saber aproveitar tudo que a ferramenta oferece, bem como inserir os professores e funcionários nessa missão, irá criar um ambiente criativo e atual, com os valores da escola sempre a frente. Conversar com seus alunos em um ambiente que eles adoram estar é entender cada dia mais o papel da educação e da capacitação de pessoas de todas as idades para a sociedade e o mercado de trabalho.

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais 😉

 

Posts Relacionados
Comunicação da Escola

Estratégias de comunicação por SMS: 5 dicas para aplicar na sua escola

Mercado

Saiba como gerenciar uma franquia de escola de forma eficiente

Mercado

Quer saber como ser um franqueado de educação? Confere aqui!

Comunicação da Escola

Como melhorar a relação entre a família e a escola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *