CoachingGestão

Qual a importância das metas para alcançar resultados em sua escola

As metas estão fortemente associadas com o desempenho da sua escola e por isso é importante deixar muito claro para toda a equipe onde a instituição quer chegar através da força de trabalho de todos. O crescimento constante irá posicionar cada vez mais a sua escola no mercado, fazendo com que ela seja mais conhecida e procurada.

Definir metas

Esse é o primeiro passo! Os colaboradores da sua escola devem saber exatamente quais metas devem ser atingidas, assim conseguirão organizar suas tarefas e rotina de trabalho para que esses objetivos sejam alcançados dia após dia. Dessa forma o gestor também consegue avaliar o desempenho de cada colaborador, além de analisar a produtividade da equipe. Trace metas reais, que todos sintam que terão um caminho árduo a seguir, mas que é possível chegar ao final da trilha com sucesso. Metas inatingíveis não são saudáveis para a equipe, além de trazerem frustração para todos.

Tipos de metas

Trace um planejamento para curto, médio e longo prazo. Organize a equipa para trabalhar simultaneamente em todos os projetos, assim eles serão concretizados um após o outro. Tenha em mente que metas simples não farão diferença. O segredo é mesclar os objetivos. Vale consultar a equipe e pedir sugestões de melhorias, sejam elas internas ou pró instituição, pois eles estão envolvidos diariamente com a escola e serão os protagonistas dessas mudanças.

Leia mais:

Oferecer as ferramentas necessárias

Ninguém trabalha bem ou atinge metas se não tiver tudo que for preciso para desenvolver um trabalho de qualidade. Tudo começa no ambiente em que o colaborador está, por exemplo um escritório: qual a estrutura dessa sala? Ela é confortável? Avalie o computador, a mesa e a cadeira usadas pelo colaborador. Como é a ventilação e a luz desse ambiente? Há água de qualidade e um espaço para refeições? Qual a qualidade e a limpeza dessa sala e dos banheiros? Isso é o básico que a instituição tem que oferecer, boas condições na estrutura física para que o colaborador sinta-se bem para desenvolver o que lhe foi pedido. Para que o trabalho possa ser feito, deixe as metas visíveis, escritas em um quadro branco na parede, por exemplo. Vale anotar a porcentagem de alcance em que ela se encontra. Disponibilize uma boa internet e ligações telefônicas, além de materiais de escritório de qualidade.

Motivação

Motive seu pessoal a trabalhar com animação, incentivando o cumprimento das metas através de ações internas, reuniões e bate-papos em equipe. Transparência por parte do gestor faz toda a diferença. Premiações e boas recompensas são maneiras de fazer com que trabalhem com mais entusiasmo. O ser humano é movido a satisfação pessoal, então descubra o que faria sua equipe feliz ao alcançar as metas impostas, bem como os colaboradores que se destacaram individualmente. Lembre-se que para muitos o salário no final do mês não é algo motivador, então seja criativo para estimulá-los.

Controle

É imprescindível para o gestor ter o controle do trabalho que está sendo feito. Quando se acompanha dia após dia o rendimento da equipe, é possível fazer previsões do que acontecerá lá na frente. Essa também é uma forma de nortear cada vez mais os colaboradores, os orientando a seguir caminhos mais produtivos, administrar melhor o tempo, focar em determinados aspectos, etc. Um software de gestão como o da F10 também pode te auxiliar nessa questão, pois ele oferece diversas ferramentas para o acompanhamento do trabalho da sua equipe.

Gostou desse post? Compartilhe em sua rede social com seus amigos 😉

 

 

Posts Relacionados
Gestão

Conheça 5 maiores desafios da gestão escolar e como superá-los

Gestão

Veja agora como fazer gestão de estoque escolar com eficiência

Gestão

Como organizar a escola durante o período de férias dos alunos?

Gestão

Qual a importância da gestão de capital humano e como aplicá-la na escola?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *