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Marketing

Qual a importância do marketing local para uma franquia de educação?

O modelo de franquia possibilita a transferência de um modo de operação de sucesso para outro ponto comercial. Na educação, isso tem sido cada vez mais comum. As unidades compartilham conhecimento e experiência, além da padronização da identidade da marca. Por outro lado, é muito importante que haja um investimento de cada uma em marketing local.

Isso porque, ao se inserir em uma comunidade, a franquia potencializa seu vínculo com aquele público. O marketing passa a ser mais autêntico, refletindo hábitos e preferências dos consumidores que estão próximos da empresa fisicamente.

O que é marketing local?

Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo promover um serviço, produto ou marca. Ele se difere do marketing tradicional porque se destina exclusivamente ao público-alvo de uma determinada localização geográfica.

Dessa forma, o marketing local atua com base nos costumes, tradições e características dos clientes dessa localidade. Nesse sentido, a estratégia é orientada para um grupo específico, a fim de criar uma sensação de pertencimento no consumidor.

Uma ação de marketing local de uma escola, por exemplo, priorizaria a vizinhança. As vantagens de estudar perto de casa poderiam ser valorizadas, assim como os laços afetivos ou a possibilidade de estar na mesma sala de aula dos amigos do bairro.

Por meio de ações de marketing local, franquias de educação conseguem estabelecer uma relação de empatia que atrai o público-alvo, expondo as particularidades da escola. Isso, de forma alguma, prejudica a consistência da marca. Muito pelo contrário: com o passar do tempo, os novos consumidores atraídos pelo marketing local podem levar a franqueadora a outro patamar.

Quais as vantagens do marketing local?

Trabalhar o marketing pensando o público-alvo a partir de sua localização geográfica garante uma série de vantagens para a franquia de educação. Confira algumas delas.

Aumento das vendas

Como vimos, o marketing local desperta no consumidor uma sensação de pertencimento. Isso faz com que as ações de divulgação causem um impacto maior no público, aumentando as vendas.

Além disso, o fato de uma renomada franquia de educação se instalar nesse lugar gera confiança nas pessoas, além de conforto, uma vez que não precisarão ter que se deslocar para ter acesso a esse serviço de excelência.

Redução dos custos com marketing

No passado, o marketing local focava em estratégias como folders, mala-direta, anúncios na imprensa regional ou outdoors — todas muito caras. Elas, sem dúvida, obtêm resultados e ainda podem ser utilizadas, mas, há formas mais econômicas para divulgar uma franquia de educação.

As ferramentas online, por exemplo, são grandes aliadas. Nas redes sociais, é possível segmentar o público por geolocalização e fazer um anúncio a um custo muito baixo.

Você também pode incluir sua empresa no Google Maps. Assim, sempre que uma pessoa fizer uma pesquisa sobre estabelecimentos de educação na região, seu endereço vai aparecer como uma opção. Basta acessar o Google Meu Negócio e realizar o cadastro, que é gratuito.

O marketing local ajuda franquias de educação a atraírem o público das imediações, o que é fundamental para o negócio. E o melhor é que isso acontece sem que a identidade da marca seja prejudicada.

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