NOSSO SITE ESTÁ DE CARA NOVA, SINTA-SE EM CASA. 

Inovação

Quais são as profissões do futuro e como sua escola deve se preparar?

Os tempos mudam com uma velocidade muito grande e é fácil perceber que continuarão nesse rumo. A rotina nas escolas, as ferramentas para aprendizado e a maneira de ensinar foram se transformando e se desenvolvendo.

Não é surpresa que o professor também não é mais a figura que detém todo o conhecimento e as informações. Vivemos, hoje, em uma era completamente digital e com a informações disponíveis em poucos segundos, nas pontas dos dedos.

Todas essas mudanças representam transformações no que se espera dos futuros adultos e das qualificações que serão necessárias. Neste artigo, vamos apresentar quais são as profissões do futuro e como as instituições de ensino devem se preparar para essas mudanças. Continue a leitura para entender o novo papel das instituições.

Qual o impacto das mudanças no mercado dentro das instituições de ensino?

Assim como a tecnologia vai se aprimorando e os jovens vão se desenvolvendo, o mercado muda, assim como as suas necessidades. Com isso, surgem novas demandas de profissionais, às vezes, com qualificações a mais ou ainda não conhecidas.

É importante, tanto para as instituições de ensino, quanto para os próprios profissionais, se manterem atentos às demandas do mercado e, constantemente, se atualizarem sobre como continuar oferecendo o que é necessário.

Essas transformações têm acontecido rápido demais e a tendência é que sigam, cada vez mais, para o campo das áreas de tecnologia e digital.

Quais são as profissões do futuro e como se preparar?

É possível fazer algumas previsões de quais são as profissões do futuro e que, consequentemente, serão mais procuradas no mercado de trabalho, como profissionais de Big Data, de Marketing Digital, arquiteto 3D, gestor de resíduos etc. Sabendo disso, as instituições de ensino precisam se preparar para as mudanças com algumas ações. Confira quais são elas.

Implementar a inovação e o uso de tecnologia

Essa é uma das providências mais importantes. Transmitir conhecimento para uma geração que faz tudo com a tecnologia, sem usá-la, não é tarefa fácil. Logo, é preciso investir em bibliotecas digitais, aplicativos, plataformas, materiais acadêmicos, entre outros recursos.

Adotar novas metodologias

As metodologias de ensino antigas já não funcionam mais. O cérebro e as pessoas reagem de forma diferente aos estímulos e é preciso buscar novas maneiras de transmitir conhecimento. Sem isso, o professor acaba perdendo o seu protagonismo.

Desenvolver novas competências nos alunos

É essencial desenvolver nos alunos algumas competências importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. Entre elas, pensamento crítico, resolução de problemas, gerenciamento de crises, administração financeira etc. Somente assim, a instituição estará, de fato, moldando aquela pessoa para ser um bom profissional no futuro.

Qual a importância de preparar o aluno para o mercado de trabalho?

É importante que a instituição de ensino reconheça o seu papel na preparação do aluno e que tenha conhecimento de todas as mudanças no mercado de trabalho. Cabe a ela se preparar e saber quais são as transformações necessárias, o que pode se tornar uma excelente forma de captação de alunos.

A primeira porta de entrada para o mercado de trabalho é a instituição de ensino. Por isso, é fundamental realizar um trabalho de gestão eficiente para educar, moldar e preparar os seus alunos para serem absorvidos da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quais são as profissões do futuro, o que acha de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e garantir que mais pessoas conheçam as perspectivas para o mercado de trabalho?

Posts Relacionados
Inovação

5 metodologias de ensino inovadoras para você conhecer!

Inovação

Conheça o método MPI e como ele pode atrair mais alunos

Inovação

Educação 4.0: o que é esperado da educação do futuro?

Inovação

O que é cultura maker e como está associado ao aprendizado prático?