NOSSO SITE ESTÁ DE CARA NOVA, SINTA-SE EM CASA. 

Inovação

Quais as vantagens e como utilizar o cloud computing na educação?

O gerenciamento escolar pode ser mais complexo do que se imagina. Além de buscar a excelência no ensino, é preciso contar com uma base organizacional capaz de processar os dados dos diversos setores envolvidos. Para completar, garantir uma boa relação entre aluno e escola é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para engajar os estudantes em cursos oferecidos.

Nesse cenário, contar com o apoio de soluções tecnológicas pode ser o diferencial necessário para otimizar ações estratégicas. Com a utilização de um sistema ERP, por exemplo, é possível centralizar as informações e trabalhar em meios de aumentar a interação com pais e estudantes, diminuir a evasão escolar, facilitar a gestão financeira e, ainda, consolidar a credibilidade da escola.

Para tornar tudo isso possível, é crucial entender como aplicar o cloud computing na educação. Neste artigo, vamos explicar esse conceito e apontar as vantagens que podem ser obtidas com sua utilização.

O que é e como funciona o cloud computing?

Cloud computing é um termo em inglês que pode ser traduzido como computação em nuvem. Trata-se de uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a arquivos armazenados, dados processados e diversos softwares. Isso tudo sem exigir que você esteja conectado a um computador pessoal ou a um servidor local.

Ou seja, independentemente da sua localização ou do horário local, você tem a opção de acessar variados recursos a partir do uso de qualquer dispositivo.

Mesmo que o conceito não soe familiar, é provável que você já o tenha utilizado. Serviços que dispensam download e instalação, como o Netflix e o Spotify, dependem da computação na nuvem. O mesmo acontece com o Google Docs.

Como essa prática pode ser aplicada na gestão escolar?

O cloud computing pode ser aplicado na educação por meio do investimento em softwares especializados. Com eles, o ambiente escolar pode ser revolucionado. Em vez de limitar o aprendizado ao que acontece dentro de uma sala de aula, a escola tem a chance de oferecer uma plataforma de ensino acessível em qualquer lugar.

Quais as vantagens de utilizar o cloud computing na educação?

Além de flexibilizar a educação, esse modelo encoraja a interatividade entre professores, estudantes e responsáveis. Essa fator é essencial para fortalecer a credibilidade da escola e manter os alunos engajados, o que é a melhor fórmula para evitar a evasão escolar. A seguir, vamos citar outras vantagens que podem ser alcançadas. Confira!

Redução de custos

Se você optar pelo investimento em um software especializado, verá seus custos diminuírem gradativamente. Como os arquivos envolvidos são armazenados na nuvem, gastos relacionados a impressões, armazenamento e utilização de materiais vão se tornando obsoletos. Como bônus, a escola ainda serve como bom exemplo para encorajar práticas mais sustentáveis.

Aumento da segurança

Esqueça prejuízos causados por informações perdidas ou equipamentos danificados. O cloud computing permite que qualquer tipo de dado seja administrado e armazenado em segurança. Para isso, os softwares utilizam princípios de criptografia e realizam um backup de todos os arquivos.

Portanto, além de garantir maior facilidade para encontrar os documentos que você precisa, adotar o cloud computing na educação ainda previne contra possíveis vazamentos indesejados.

Otimização da gestão colaborativa

Iniciamos o texto falando da complexidade que é característica do gerenciamento escolar. Para esse problema, o cloud computing desponta como solução.

Por meio de um sistema que incentiva a colaboração entre departamentos, fica mais fácil alinhar as tarefas que precisam ser realizadas com maior prioridade. Reuniões de última hora, por exemplo, podem ser comunicadas a todas as partes sem maiores dificuldades. Ademais, ao permitir que outros membros da equipe acessem documentos, o gestor instaura uma relação mais transparente.

A implementação do cloud computing na educação não deve ser encarada como um gasto, mas como um investimento. Essa prática aproxima a escola dos seus alunos, que respondem melhor quando encorajados a realizar atividades mais condizentes com sua realidade, como o uso de tecnologia. Fora isso, a gestão escolar é consideravelmente facilitada.

Viu como o cloud computing pode ser utilizado para otimizar a gestão e melhorar o relacionamento da escola com pais e estudantes? Quer saber mais sobre a aplicação desse método em sua organização? Entre em contato conosco!

Posts Relacionados
Inovação

Conheça o método MPI e como ele pode atrair mais alunos

Inovação

Educação 4.0: o que é esperado da educação do futuro?

Inovação

O que é cultura maker e como está associado ao aprendizado prático?

Inovação

Conheça aqui 4 motivos para adotar Tics na educação.