Captação de alunos

7 dicas ideais de prospecção de alunos que vão além do marketing

A prospecção é uma etapa muito importante da estratégia de crescimento de qualquer empresa, inclusive de uma escola. A prospecção de alunos precisa fazer parte da rotina dela, mas esse processo deve ser feito da forma mais estratégica possível.

Existem diversas iniciativas que vão além do marketing e podem trazer o perfil certo de aluno que a sua escola está buscando. Ao trabalhar de forma mais estratégica nesse sentido, você poderá concentrar os seus esforços apenas onde há garantia de sucesso, evitando desperdício de atenção e recursos.

O que acha de renovar a sua atuação nesse sentido? Olhe para as suas estratégias atuais de captação e prospecção buscando possíveis falhas e oportunidades de melhoria. Ao seguir os direcionamentos certos, será possível alavancar os seus resultados de forma bastante otimizada.

Quer saber mais? Então veja a seguir 7 dicas ideais de prospecção de alunos que vão além do marketing:

1. Conheça o seu público-alvo

Nenhuma estratégia de prospecção de alunos pode ter sucesso sem que exista um pleno entendimento sobre o perfil do público a ser impactado pelas suas iniciativas. Afinal, ter um alvo muito genérico pode prejudicar os seus resultados.

É muito mais eficaz concentrar os seus esforços em quem tem total identificação com a proposta da sua escola. Isso fará com que a sua proporção de sucesso seja superior, contribuindo para uma boa performance da sua estratégia.

Então, comece elaborando o perfil do público ideal que você pretende atingir. Leve em conta a faixa etária, localização, poder aquisitivo, principais necessidades e prioridades ao escolher uma escola, possíveis objeções que possui, entre outros.

2. Elabore a jornada do cliente

Mesmo depois de construir o perfil do seu público ideal, pode ficar nítido o quanto as pessoas têm suas prioridades transformadas dependendo do estágio de consideração em que se encontram em relação à sua escola. É nesse contexto que se faz necessária a elaboração da jornada do cliente.

Esse modelo serve para que você divida a aproximação do seu público em etapas. O primeiro estágio, da descoberta, exige estratégias totalmente diferentes dos últimos, que são os de retenção e encantamento.

Para ter sucesso na elaboração da sua jornada, é necessário ter um conhecimento aprofundado a respeito do perfil do seu público e das particularidades dele. Então, faça uso de pesquisas de mercado e dados do seu histórico.

3. Ofereça atrativos

Às vezes, oferecer um simples desconto pode ser decisivo para você alavancar os seus resultados com prospecção de alunos. Isso também pode valer para bolsas de estudo e demais atrativos que podem ser ofertados.

Mais uma vez, é fundamental levar em consideração o quanto você aprendeu sobre o perfil do seu público-alvo e as principais prioridades dessas pessoas. Faça uso desses artifícios para facilitar a transição dessa audiência pela jornada que você planejou.

Lembre-se de que sempre há demanda para atrativos quando se trata do público, independentemente do estágio da jornada. Não é porque você já obteve uma matrícula que deve parar de impactar essa pessoa positivamente.

4. Promova eventos especiais

Criar e promover eventos de educação pode proporcionar um impulso considerável na sua prospecção de alunos. É a oportunidade de causar um impacto na comunidade em que a sua escola está inserida, podendo mostrar muito do que ela tem de melhor a quem talvez ainda não a conheça.

Você pode promover palestras, workshops, visitas guiadas, aulas abertas, entre outras possibilidades. Como sempre, vale a pena considerar as prioridades e necessidades do seu público-alvo para acertar na escolha.

Lembre-se também de divulgar seus eventos da forma correta. Utilize o poder das redes sociais e da mídia local da sua escola para que a comunidade fique sabendo da sua programação.

5. Renove sua presença online

O meio online oferece diversas ferramentas para que seja possível realizar uma prospecção de alunos de qualidade com alta performance. Basta saber quais ferramentas utilizar e como.

O primeiro passo deve ser considerar a sua presença online, que são todos os canais em que a sua escola está presente. É o caso, por exemplo, do seu site e dos perfis que possui nas redes sociais.

A partir daí, tenha atenção para renovar aquilo que precisa ser atualizado ou aprimorado. Ter uma presença online defasada ou com problemas pode transmitir uma imagem bastante negativa da sua escola para potenciais alunos e pais, então não apresse essa etapa.

6. Destaque seus diferenciais

Independentemente do nível de concorrência em seu segmento, é sempre saudável ter em mente os diferenciais da sua escola e divulgá-los amplamente. Somente assim será possível impactar seu público-alvo de forma significativa e, assim, contribuir para os seus resultados.

Esse é um exercício mais relacionado à identidade e proposta da sua escola do que à prospecção de alunos propriamente dita. Então, dedique um tempo a analisar tudo o que a sua instituição oferece, de que formas isso se diferencia dos concorrentes e como apresentar esse diferencial da melhor forma.

Em seguida, chega a hora de divulgar esse diferencial de forma ampla. Utilize os seus canais de comunicação e dê o devido destaque a essas características tendo em mente o que é importante para o seu público-alvo.

7. Aprenda com seus resultados

Mesmo depois de seguir todos esses passos, isso não significa que o seu trabalho de prospecção de alunos terminou. Afinal, ele é constante e deve ser continuamente aprimorado a partir dos resultados que você obter.

Afinal, é impossível ter certeza sobre todas as iniciativas planejadas e implementadas. Você precisa ficar de olho nos resultados gerados pela sua estratégia para entender o que deu certo e o que precisa de ajustes.

Leve em consideração as suas metas e os meios que você utilizou para alcançar boa performance em relação a elas. Aprenda com os seus retornos ao longo do tempo para entender o seu ritmo de evolução e como intensificá-lo.

Um bom trabalho de prospecção de alunos requer as iniciativas certas para gerar resultados de qualidade de forma contínua. Não colocar isso entre as suas prioridades pode ser altamente prejudicial para os seus resultados, aos poucos tornando a sua escola irrelevante em seu segmento e ficando bastante difícil de recuperar o espaço perdido.

Continue aprendendo mais sobre como atuar de forma estratégica em sua escola. Confira aqui no blog 4 ações que vão ajudar a motivar seus alunos na volta às aulas.

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