NOSSO SITE ESTÁ DE CARA NOVA, SINTA-SE EM CASA. 

Gestão Pedagógica

Gestão de professores: saiba a importância e como fazer

Além de fazer um bom planejamento financeiro, é fundamental ter uma boa gestão de professores. Caso contrário, a escola terá muitas dificuldades para conseguir atingir os objetivos propostos, como fidelizar os os alunos já existentes e conquistar novos.

Neste post, você entenderá qual é a importância desse gerenciamento, bem como as melhores práticas para que os profissionais se sintam motivados e valorizados, o que é útil para captar mais alunos.

Qual a importância da gestão de professores?

O gestor é responsável por proporcionar um ambiente de ensino próprio para que os alunos recebam a melhor educação, de acordo com o planejamento pedagógico e político da instituição. É ele que faz o exame e o diagnóstico sobre as atividades desenvolvidas, bem como os espaços e interações disponíveis no ambiente escolar.

O gestor, como também é um educador, deverá criar os mecanismos para que as ações realizadas na instituição sejam conduzidas de forma democrática e ética, desde a escolha dos materiais e metodologia de ensino até a formação dos professores e a interação familiar.

Qual o papel dos gestores nos desafios de gestão administrativa e pedagógica?

Os problemas administrativos farão com que o desempenho pedagógico seja afetado. Da mesma forma, dificuldades pedagógicas aumentarão os problemas administrativos. Por exemplo, contratempos financeiros poderão fazer com que o salário dos professores seja atrasado, gerando insatisfação para os colaboradores.

Da mesma forma, quando os profissionais não agem de acordo com o projeto escolar ou mesmo não há projeto bem elaborado, a tendência será a evasão escolar.

Por isso, os gestores deverão praticar as melhores ações administrativas e pedagógicas para que os alunos recebam o melhor ensino possível, resolvendo possíveis conflitos que possam existir entre as partes envolvidas no processo educacional.

Quais são as melhores práticas?

Descubra quais são as melhores práticas para que o corpo docente se sinta valorizado e motivado, a seguir.

Valorizar o corpo docente

Para que o corpo docente se sinta valorizado, é necessário pensar na saúde física e mental dos profissionais. Além disso, proporcionar um salário que seja compatível com o mercado e com as habilidades desenvolvidas na instituição.

Quando os professores conseguem bater as metas traçadas, é importante oferecer bônus ou mesmo aumento da remuneração do profissional. Além disso, é fundamental que o ambiente escolar seja tranquilo para que o professor exerça suas atribuições.

Caso ele tenha que enfrentar grandes pressões, há chance de que ele queira procurar por outra instituição ou mesmo fique doente.

Entender os desafios enfrentados pelos professores

Valorizar os profissionais também significa entender quais são desafios que eles passam no dia a dia. Tenha uma comunicação direta com o corpo docente para entender quais são os problemas enfrentados. Assim, o gestor poderá decidir quais são as melhores alternativas para melhorar o ambiente profissional para os docentes.

Estimular a qualificação profissional

Outra forma de valorizar os professores é estimular a qualificação profissional. Com isso, os profissionais terão mais conhecimentos e ferramentas para promover uma educação de qualidade para os alunos. Uma forma de fazer isso acontecer é aumentar o salário ou fornecer bônus para cada curso efetuado que tiver em acordo com as demandas escolares.

Promover reuniões de alinhamento

Um bom gestor também precisa fazer com que os objetos e métodos da escola estejam alinhados com todos os profissionais. Assim, independentemente do docente, os alunos terão acesso às mesmas ferramentas e métodos de ensino.

Além disso, os professores poderão atuar de forma colaborativa, auxiliando uns aos outros nas dificuldades encontradas e dando o feedback necessário as demandas do corpo docente.

Ao fazer uma boa gestão de professores, a escola se preparará para fornecer o melhor ensino para os alunos. Assim, a chance de que eles se tornem promotores da marca é maior, diminuindo a evasão escolar.

Quer melhorar a administração da sua instituição? Descubra como fazer um Plano de Gestão Escolar. Esperamos por você.

Posts Relacionados
Gestão Pedagógica

Veja quais são os 4 principais eventos de educação no Brasil

Gestão Pedagógica

Novas metodologias de ensino e aprendizagem: conheça as principais!

EvasãoGestão Pedagógica

Diminuindo sua taxa de evasão com o NPS

Cursos Matéria e MateriaisGestão PedagógicaMarketing

Como criar um design de apresentações inesquecível?