Gestão Escolar

Descubra já quais são as etapas do funil de vendas escolar

Traçar boas estratégias para conquistar matrículas em sua escola também exige esforços de marketing. Para isso, pode ser muito positivo aproveitar um recurso bastante eficaz dessa área.

O funil de vendas é um mecanismo bastante útil para deixar claras quais iniciativas devem ser realizadas em cada estágio de aproximação do público-alvo da sua escola. Afinal, quem está muito próximo de fazer uma matrícula não deve receber a mesma abordagem de alguém que acabou de descobrir a sua presença no mercado.

Apesar de ser muito usado para a venda de produtos e serviços, o funil de vendas também tem a sua utilidade no contexto do marketing escolar. Com ele, será possível estruturar as suas ações concentrando-se em cada um dos estágios de consideração do seu público-alvo, seja lá qual ele for.

Quer saber mais? Conheça a seguir quais são as etapas do funil de vendas escolar:

Topo de funil

Para atrair a persona da sua escola, o primeiro estágio do funil de vendas requer um entendimento sobre as necessidades dessa pessoa e o que a leva a procurar a sua instituição de ensino. Como se trata do primeiro contato desse público com a sua instituição e ele ainda não tem certeza sobre o que está procurando, ainda não é o momento de promover sua escola diretamente.

Os estágios seguintes do funil de vendas escolar serão responsáveis pela filtragem desse público, então a ideia é trabalhar com um grande volume de pessoas entrando nessa ponta. A partir daí, será possível contar com uma amostra bastante eficaz para segmentar depois.

Ofertas mais eficazes: blogposts, posts em redes sociais, anúncios segmentados.

Meio de funil

O estágio intermediário do funil de vendas escolar corresponde ao momento em que a sua persona entende que tem necessidades mais específicas do que imaginava. Ela já entendeu que não é uma escola qualquer que atenderá às suas expectativas e essa é a sua chance de impactá-la positivamente.

A estratégia mais importante de meio de funil para uma escola consiste em oferecer ferramentas mais práticas para a persona se educar mais a respeito do assunto e enxergar a sua escola como uma referência no segmento dela. Para isso, é preciso levar em conta o que você aprendeu sobre o perfil desse público e oferecer o que ele está procurando.

Ofertas mais eficazes: e-books, infográficos, webinars, blogposts mais aprofundados.

Fundo de funil

No estágio final do funil de vendas escolar, a sua persona já tem consciência do valor de uma oferta como a da sua instituição de ensino. O passo decisivo será o de oferecer os seus serviços de forma contextualizada e relevante para essa pessoa, levando em conta tudo o que ela consumiu de conteúdo até o momento.

Não basta apenas criar peças tradicionalmente promocionais, com preços e vantagens. É preciso destacar o que é valioso a respeito da sua escola e a torna uma escolha diferenciada em seu mercado. Esses benefícios também precisam se encaixar no que foi apontado para a persona como características desejáveis para a busca pela escola ideal.

Ofertas mais eficazes: e-books, descontos, visitas guiadas, vídeos.

Considerando as vantagens de trabalhar com as etapas do funil de vendas escolar, fica nítido o quanto esse formato se adapta perfeitamente às particularidades do marketing de uma instituição de ensino. Leve em conta essa estrutura ao planejar as suas ações e comece a aproveitar os benefícios.

Continue aprendendo mais sobre como potencializar a estratégia da sua escola. Confira 4 ações que vão ajudar a motivar seus alunos na volta às aulas.

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