NOSSO SITE ESTÁ DE CARA NOVA, SINTA-SE EM CASA. 

Inovação

Ensino interativo: conheça essa metodologia revolucionária

ensino interativo

O avanço tecnológico tem proporcionado significativas mudanças em nossas vidas. Uma das áreas mais impactadas é a educação. A modernização do ensino enfrenta transformações importantes. A visão antiga de aprendizado, com professores presenciais, quadros-negros e aulas monótonas, tem sido substituída por uma nova realidade: o ensino interativo.

Essa nova metodologia utiliza expedientes inovadores, cronogramas flexíveis que despertam a atenção dos alunos e ferramentas multimídias — como recursos de som, áudio, vídeo e, até mesmo, jogos interativos. Além disso, os seus processos, focados na assimilação rápida e eficaz dos conteúdos, geram resultados cada vez mais positivos das novas gerações.

Quer saber mais sobre o ensino interativo? Continue a leitura e veja como essa metodologia revolucionária tem melhorado a performance dos alunos.

O que é ensino interativo?

O ensino interativo surgiu devido ao avanço da tecnologia e vem colaborando com o aprendizado de alunos dos mais variados níveis escolares. O seu principal objetivo é permitir que os estudantes tenham acesso a uma nova forma de adquirir conhecimento.

Como o processo ocorre por meio da interação entre usuário e computador, o método permite que o estudante possa aprender de maneira personalizada. Isso significa que ele pode avançar no curso escolhido, dentro de suas especificidades e ritmo de aprendizagem.

No entanto, é importante destacar que o ensino interativo não é considerado apenas uma metodologia capaz de flexibilizar a vida dos alunos, mas também proporcionar melhor clareza na assimilação dos conteúdos e no processo de conhecimento.

Quais são as diferenças entre o ensino interativo e o tradicional?

O ensino tradicional apresenta abordagens convencionais, enquanto o método interativo é repleto de recursos modernos e inovadores. Por exemplo, o método tradicional adota horários fixos de aula e materiais mais clássicos como cadernos, quadros-negros e apostilas.

Já o ensino interativo, flexibiliza os horários de aula, permitindo que sejam selecionados os períodos mais adequados à rotina do aluno. Além disso, a nova metodologia disponibiliza recursos tecnológicos como ferramentas de estudo.

Outra diferença importante é que o método interativo personaliza o ensino de acordo com o progresso e a área de estudo do aluno. O ensino tradicional, por outro lado, exige que o estudante acompanhe o ritmo de sua turma.

Quais são as principais características do ensino interativo?

Uma das principais características dessa nova modalidade de ensino é a promoção de atividades diversificadas, que exigem a participação ativa dos alunos. Confira:

Flexibilidade de horários

Como o método não dispõe de grades fixas, o aluno pode escolher os horários mais convenientes ao seu cotidiano. A aprendizagem não será prejudicada devido a outras atividades que o estudante desenvolva.

Ensino mais personalizado

O ensino interativo possibilita que os estudantes personalizem suas áreas de estudo de acordo com as suas preferências de enfoque. É possível focar, por exemplo, naquela temática que existem mais dúvidas.

Dúvidas são tiradas de modo individual

Por meio de contato direto com professores e instrutores, os alunos podem tirar suas dúvidas de maneira particular. Isso permite que tenham mais liberdade no processo e melhorem o próprio aprendizado — além de mais uma vez mostrar preocupação em promover a personalização do atendimento.

Não precisa de prazos fixos para matrículas e início das aulas

Isso significa que os estudos podem começar no período mais adequado para o aluno, sem depender de datas preestabelecidas pelas instituições de ensino tradicionais. Essa comodidade se torna mais um incentivo para aqueles que buscam alternativas que encaixem na sua rotina.

Quais são os benefícios do ensino interativo?

Redução de custos

Ao adotar o sistema interativo, a escola dispensa a necessidade de manter inúmeros funcionários, cadeiras e toda a estrutura para receber os alunos. Dessa forma, a instituição pode oferecer cursos mais acessíveis.

Maior engajamento

A metodologia permite que os alunos melhorem o seu desempenho e visualizem os resultados rapidamente. Ao identificar a possibilidade de aplicar o conhecimento em curto prazo, o engajamento dos alunos se torna cada vez maior.

Aulas mais interessantes

Além de apresentar ferramentas dinâmicas, o conjunto de fatores que envolvem o ensino interativo torna as aulas mais interessantes para o aluno. Os recursos visuais do ambiente online propiciam um ensino muito mais didático e atrativo.

Como você pôde ver, o ensino interativo é uma metodologia inovadora e que apresenta vários benefícios. Se busca melhorar a qualidade de ensino da sua escola e conquistar uma boa reputação no mercado, não perca mais tempo e invista nesse tipo ensino.

Este conteúdo foi útil? Então, visite nosso site e entenda as tendências para educação em 2019.

Posts Relacionados
Inovação

5 ferramentas tecnológicas que estimulam o interesse na sala de aula

Inovação

5 metodologias de ensino inovadoras para você conhecer!

Inovação

Quais são as profissões do futuro e como sua escola deve se preparar?

Inovação

Conheça o método MPI e como ele pode atrair mais alunos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *