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Como trabalhar com a reputação de uma escola na Internet?

Sabia que podemos comparar a personalidade da marca com a de uma pessoa de verdade? Em ambos os casos, é preciso construir um nome e preservá-lo. Por isso, trabalhar a reputação da escola na Internet se tornou parte da estratégia de marketing de toda instituição de ensino que deseja prosperar.

O que as pessoas pensam ou dizem sobre o seu negócio é extremamente importante. Afinal, fazem comentários com parentes e amigos, recomendam ou não os serviços, enfim, são multiplicadoras por meio do famoso boca a boca.

Em seguida, listamos os principais erros que os gestores cometem para você fugir deles e dicas para turbinar a reputação online. Boa leitura.

Conheça os erros que prejudicam a reputação na Internet

Algumas ações (ou a falta delas) causam consequências ruins para a reputação da empresa, como:

  • não ter processos automatizados;
  • não investir em comunicação/relacionamento;
  • não ter uma estratégia de marketing definida;
  • não produzir conteúdo relevante;
  • ignorar mensagens de pais, estudantes e potenciais alunos;
  • evitar a interação nas redes sociais;
  • fazer apenas publicidade, em vez de marketing.

Todos esses itens atrapalham o progresso. Por isso, o ideal é avaliar se você está cometendo algum desses erros e começar a criar um plano de ação.

Confira estas dicas para melhorar a reputação online e conquistar credibilidade

Tão importante quanto saber o que não deve ser feito é entender como agir, não é mesmo? Acompanhe as dicas.

Ofereça um atendimento de excelência

O atendimento excelente é aquele que supera as expectativas. Sendo assim, surpreenda o seu público com um serviço ágil, eficiente e agradável. Se for necessário, dê adeus a equipamentos obsoletos e adquira um software especializado em gestão escolar.

Monitore sua reputação

Em primeiro lugar, identifique os canais que as pessoas estão usando para falar sobre a escola. Facebook, Twitter, fóruns ou no próprio site? Depois de conhecer o acesso, acompanhe comentários, conversas e hashtags.

Planeje uma estratégia de resposta

Treine um colaborador para responder às perguntas, elogios, sugestões ou reclamações. A interação deve ser sempre amigável, simpática e prestativa. Outro ponto importante é agir rapidamente, pois ninguém gosta de esperar.

Gerencie os comentários negativos com cuidado

Nenhuma instituição de ensino está livre de comentários infelizes. Principalmente agora, época em que as pessoas são encorajadas a dizer tudo que pensam por trás da tela do celular ou computador.

Então, já que é inevitável, tenha mais atenção na hora de responder esse tipo de mensagem. Jamais se deixe levar pela emoção. Ou seja, não leve para o lado pessoal. Para se antecipar aos fatos, veja quais são as queixas mais recorrentes e tente resolvê-las antes que outras aconteçam.

Invista em marketing de conteúdo

Uma das ações mais relevantes para construir ou melhorar a reputação da escola é produzir conteúdo. Sabe por quê? Porque as pessoas sempre recorrem ao Google para pesquisar. Ao buscar um tema relacionado, encontram o artigo que você publicou. Dessa forma, é possível ganhar autoridade, seguidores e até adquirir mais alunos.

Seja presente nas redes sociais

Lembre-se de que o seu público está usando as redes sociais para se manter informado ou como opção de entretenimento. Então, interaja. Publique os artigos do blog, crie posts divertidos, enquetes e vídeos. Se você conseguir transmitir a personalidade da marca, vai perceber que não haverá espaço para ruídos na comunicação.

Viu como é importante cuidar da reputação na Internet? Para começar, analise onde está errando e busque soluções práticas. Em seguida, siga essas dicas para conquistar os objetivos. Pense nisso!

Gostou do artigo? Aproveite para ler, também: Diminuindo a sua taxa de evasão com o NPS.

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