Gestão Pedagógica

Passo a passo: aprenda agora como organizar eventos escolares

Saber como organizar eventos escolares é um diferencial bastante valioso em um mercado concorrido como esse. Para que o nome da sua instituição de ensino seja beneficiado por esse tipo de iniciativa, é preciso acertar em todas as suas etapas de planejamento e execução.

A realização de eventos é algo ligado de forma bastante próxima à comunidade escolar. A troca de experiências e conhecimentos beneficia a todos e a evolução das tendências faz com que nunca faltem pautas para essas discussões.

Veja, a seguir, um passo a passo para organizar eventos escolares da forma correta.

Escolha o tipo de evento

A decisão sobre o tipo de evento que a sua escola realizará deve ser o primeiro passo desse processo. Existem várias opções possíveis, mas é importante priorizar aquelas que realmente atendam às suas necessidades.

Por exemplo: vamos supor que você queira potencializar o diálogo entre seus professores e a comunidade escolar. Então, faz sentido planejar um evento em que essa interação seja incentivada, como é o caso de palestras, mesas redondas e debates.

Defina o tema do evento

O segundo passo é estabelecer uma pauta para o seu evento. Isso é importante não só para nortear a pauta dele como também para servir de chamariz para potenciais interessados em participar. A escolha de um tema irrelevante ou pouco interessante pode prejudicar as suas chances de sucesso.

Para evitar escolhas erradas, vale a pena manter o seu radar ligado para o que costuma ser discutido na comunidade escolar. Quais os temas que merecem um evento centrado neles?

Determine data, horário e local

Para que o seu evento escolar possa acontecer, ele precisa de uma data no calendário e um local. Essas duas variáveis altamente importantes devem ser coordenadas junto aos seus convidados e a disponibilidade do espaço reservado para o acontecimento.

Leve em consideração como costuma ser a agenda do público que você quer atrair em seu evento. Por exemplo, se você quer a participação, primariamente, de professores, é preferível realizá-lo em um sábado à tarde, quando a maioria deles não está trabalhando.

Envolva a equipe escolar

Aliás, falando em professores, é fundamental que você não deixe a sua equipe escolar de fora ao planejar e executar os seus eventos. A visão deles será determinante para você tomar as decisões certas e garantir um alto nível de qualidade para a sua programação.

É importante estender o convite a toda a sua equipe escolar, não somente professores. Assim, será possível contar com contribuições muito mais plurais no processo.

Adote boas estratégias de divulgação

Para que o seu evento escolar tenha sucesso, as pessoas precisam ficar sabendo sobre ele. Adotar algumas boas estratégias de divulgação é essencial para ele alcançar seu público em potencial, usando a variedade de canais que você tem à disposição.

Por exemplo, experimente usar as redes sociais para divulgar o seu evento. Com um investimento bastante baixo, você pode promover anúncios focados nele e alcançar precisamente quem você está procurando para participar.

Ao seguir cada um desses passos de como organizar eventos escolares, você já tem o plano de que precisa para ter sucesso em sua programação. Com a aproximação do dia do evento, experimente criar e seguir checklists que ajudem a garantir que cada detalhe esteja correto. Após o encerramento, você pode começar a planejar o próximo acontecimento, levando em conta os aprendizados do que passou.

Quer continuar por dentro de mais dicas estratégicas para a sua escola? Basta curtir a nossa página no Facebook!

Posts Relacionados
Gestão Pedagógica

Precisamos falar sobre a importância dos pais na escola

Gestão Pedagógica

Volta às aulas: 4 ações que vão ajudar a motivar seus alunos

Gestão Pedagógica

Gestão de professores: saiba a importância e como fazer

Gestão Pedagógica

Veja quais são os 4 principais eventos de educação no Brasil