Gestão

Como organizar a escola durante o período de férias dos alunos?

Você sabe como é importante saber como organizar a escola. Mas já parou para pensar que o período de férias é uma ótima oportunidade para fazer isso? Para isso, não é preciso comprometer todo o tempo da sua folga.

Acontece que, se existir um esforço para manter tudo em ordem agora, o seu trabalho vai fluir bem melhor quando a rotina recomeçar. Sendo assim, a tendência é que outros resultados também sejam satisfatórios.

Neste post, selecionamos as atividades mais importantes para você se antecipar e organizar. Confira. 

Realize o balanço do orçamento

A tomada de decisão sobre orçamentos não deve ser atitude de última hora. Por isso, é bom ficar de olho no fluxo de caixa, manter as contas em dia e ter todas as informações atualizadas.

Também é um bom momento para verificar as principais documentações da secretaria, checar vistorias de segurança, rematrículas e entrada de novos alunos.

Lembre-se ainda que, normalmente, os processos seletivos e as contratações são feitos nesse período. Portanto, faça uma avaliação do quadro de funcionários e professores para prever futuros custos.

Elabore ou revise o planejamento pedagógico

A revisão do planejamento pedagógico é essencial para garantir a qualidade do ensino. Então, leve em conta as notas, a taxa de reprovação e outros parâmetros.

Também é bom colher feedbacks de pais e mestres sobre o processo de aprendizagem. Isso porque são muitos desafios durante o ano. Dessa forma, você será capaz de ter ideias inovadoras para melhorar o serviço e captar cada vez mais alunos.

Observe a necessidade de reforma e manutenção nas instalações

Durante o ano letivo, toda escola sofre danos na estrutura, como sujeira nas paredes, quebra de objetos nos banheiros ou nas salas etc. Fora isso, reformas na biblioteca, sala dos professores ou cantina, que são frequentemente adiadas. 

Toda obra causa certo transtorno. Por isso, não existe hora mais apropriada para consertar os problemas que as férias, período em que a escola está livre do fluxo dos alunos. Portanto, arregace as mangas e coloque o projeto em prática.

Promova reuniões gerais com a equipe pedagógica e professores

Depois de analisar o desempenho da equipe durante o semestre, nada melhor do que chamar os colaboradores para um encontro com o objetivo de rever a estratégia pedagógica

Portanto, apresente ideias, escute as sugestões do grupo e permita que compartilhem informações vivenciadas na sala de aula sobre sucessos e fracassos. É importante avaliar o desempenho, conhecer pontos fortes e fracos e criar um brainstorm para analisar as propostas.

Planeje a gestão para o próximo ano

Outra atitude recomendável para encarar o período letivo com mais segurança é elaborar o planejamento do ano que vai começar. O que deu certo no ano que passou? Quais erros você quer evitar?

É importante levar em consideração o desempenho dos alunos, bem como o feedback deles, de pais e de professores para que as mudanças sejam positivas. 

Viu como organizar a escola não é um bicho de sete cabeças? Não se esqueça de fazer uma autoavaliação também das suas ações para garantir o sucesso de todas as etapas no processo.

Que tal receber outros artigos com dicas úteis para a sua escola? Assine gratuitamente a nossa newsletter e enviaremos novos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Posts Relacionados
Gestão

Qual a importância da gestão de capital humano e como aplicá-la na escola?

Gestão

Gestão pedagógica e gestão escolar: entenda as principais diferenças

Gestão

Por que adquirir um software educacional? 3 bons motivos!

Gestão

Afinal, como realizar uma análise preditiva em uma escola?