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Como manter os alunos motivados para garantir a indicação de amigos?

São os alunos fidelizados que farão a indicação da sua escola para os amigos, então temos que perceber que o processo de fidelização começa lá atrás, primeiramente com a satisfação do aluno matriculado.

Para que haja uma indicação da sua escola pelos alunos matriculados, é necessário ter criatividade para encantá-los, surpreendê-los e motivá-los cada vez mais até que pensem: “quero que meus amigos cursem aqui também!”. Daí haverá a indicação e a possível matrícula de mais um ou vários alunos. Quando esse ciclo se inicia na satisfação e se encerra em uma nova matrícula, podemos dizer que ele teve um curso perfeito, que é o que todas as escolas procuram trabalhar dia após dia. Confira algumas dicas do F10 para que sua instituição trabalhe cada vez melhor esses pontos.

Autoavaliação

É interessante que a escola faça uma autoavaliação. O gestor pode convocar todos os funcionários para um bate papo e fazer perguntas como: Quais são os pontos mais positivos da escola? O que precisa ser mudado? Estamos ficando para trás perante os concorrentes? O que o concorrente oferece que nós não oferecemos? Do que os alunos têm reclamado? Quais são os grandes diferenciais da nossa instituição? Fazer essas perguntas para os alunos também é válido, pois provavelmente as respostas serão variadas.

Com as respostas em mãos, será possível arrumar a casa antes de partir para o plano maior. Lembre-se que para o processo da indicação acontecer, o aluno que já está matriculado precisa estar satisfeito com a escola. O aluno que irá indicar a escola, é aquele que dá nota 9 ou 10 para ela, ou seja, para ter alunos promotores da sua instituição, ela precisa oferecer excelência em diversos pontos.

Programa de indicação

Tão antigo, mas tão eficiente. Os programas de indicação funcionam muito bem para captar mais alunos, pois partem da troca: se você me indicar um amigo, eu te dou um benefício. Você pode oferecer: desconto na matrícula do ano seguinte, caso o amigo indicado se matricule na escola. Desconto na mensalidade do mês seguinte. Desconto no material didático. Algum brinde muito interessante e útil para o aluno. Para o amigo indicado, também poderá haver algum tipo de desconto ou isenção da taxa de matrícula, por exemplo.

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Comunicação

Use site e redes sociais ao seu favor! Capte declarações positivas dos seus alunos e use-as nos posts da página do Facebook da escola, por exemplo. No site, invista em banners bonitos e chamativos, com as declarações e fotos dos alunos que indicam a escola. Os clientes novos que procurarem sua instituição na internet irão se deparar com indicações reais de quem estuda lá e, pode ter certeza, isso irá pesar na decisão deles.

Um aluno que confia na escola e tem uma relação próxima com ela, não se importará de ser fotografado e ter sua indicação divulgada na internet. Identifique pessoas que são verdadeiros defensores da sua instituição, que gostam de estudar lá e que poderão passar sinceridade em suas indicações.

Proximidade

A escola que tem uma relação próxima com seus alunos, consegue mantê-los motivados a seguirem o curso em que se matricularam, bem como receber a indicação que tanto almeja. Já diz o ditado, “conhecimento é poder”, ou seja, a instituição deve se esforçar para conhecer cada um dos seus alunos. São informações básicas que devem ser buscadas, seja no ato da matrícula ou no decorrer do curso, através de uma convivência saudável:

  • Chamar o aluno sempre pelo nome, pronunciando-o corretamente.
  • Saber o que ele espera do curso em que se matriculou.
  • Fazer com que cada aluno se sinta único, especial.
  • Em caso de atraso na mensalidade, por exemplo, chamar esse aluno para uma conversa particular é muito mais significativa do que enviar uma correspondência ou e mail de cobrança.
  • Ofereça ao aluno o mesmo tratamento desde a matrícula até a conclusão do curso, pois não adianta tratá-lo bem no ato da matrícula e depois considerá-lo só mais um.
  • Se mantenha disponível para conversas particulares acerca de problemas referentes à escola. O gestor deve sempre ter um horário na agenda para receber os alunos, bem como uma sala adequada.
  • Fique atento a acontecimentos pessoais da vida dos alunos: aniversário, a realização de um sonho, a formação na faculdade, casamento, falecimento de ente querido da família, etc.

Alunos novos que chegaram por meio de indicações irão sentir-se acolhidos e bem recebidos pela escola, assim podendo serem os novos protagonistas de futuras indicações. É uma roda que não para de girar, contudo que a escola continue cumprindo seu papel com atenção, responsabilidade e respeito.

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