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Como avaliar se está na hora de expandir ou retrair a disponibilidade de cursos

Qualquer uma dessas decisões gira em torno de muitos aspectos que precisam ser analisados com cautela. No mundo dos negócios dar passos adiante ou recuar é um eterno perde/ganha. Tudo parte de uma análise e nós temos algumas dicas que podem facilitar esse momento de decisão que sua escola chegou.

É hora de refletir!

1. Pense nos ganhos em geral

Expandir o número de cursos irá exigir mais trabalho, pessoal qualificado, mais espaço físico e dedicação por conta do empreendedor e da equipe. Essa expansão irá trazer lucro e benefícios reais para a instituição? Analise se a situação atual é satisfatória e oferece um bom equilíbrio financeiro para a escola.

Em contrapartida o investimento em novos cursos poderia ser um novo chamariz para as ações de marketing voltadas à captação de novos alunos. Poderia alavancar sua escola, modernizá-la ou torná-la pioneira em alguma área. Lembre-se que será necessário investir e que talvez esse retorno não seja imediato, mas futuramente pode dar uma boa guinada nos seus negócios.

2. Análise de demanda

No caso de expandir a escola com novos cursos: você sentiu que há essa demanda no mercado? Pessoas entraram em contato com a instituição para saber se tais cursos são oferecidos? É necessário estar plenamente pesquisando, para saber se a escola não está ficando ultrapassada em relação a outras instituições. É claro que não vale a pena passar a oferecer um curso, simplesmente porque outras escolas oferecem. Se for para expandir, tenha total conhecimento de tudo que envolve aumentar sua grade de cursos e do que é necessário para ministrá-los na sua instituição.

Como já falamos anteriormente, ser pioneiro em algo é gratificante, principalmente se o resultado for positivo. Por mais que não haja demanda, mas você tenha a certeza de que irá ter retorno, analise seu capital, pessoal, material e espaço físico e se tiver tudo que é necessário, invista! Frequentemente entram na moda novas áreas e profissões, isso também pode ser interessante para sua escola, por mais que seja algo momentâneo, analise o investimento e se estiver ao seu alcance, entre na moda também.

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3. Não se mexe em time que está ganhando

Reúna sua equipe para debater a necessidade de expandir ou retrair a quantidade de cursos. Eles estão diariamente no contato com os alunos e na vivência acadêmica, então certamente serão capazes de te dar uma visão assertiva. É importante já deixar anotado os cursos que dão lucro certo, que têm grande procura e vagas preenchidas com facilidade. Continue investindo e mantenha o bom atendimento, pois além de ser dinheiro em caixa, é uma base sólida e satisfatória para sua escola.

4. Dê olho na gestão

Qualquer que seja a sua decisão, a gestão terá que ficar atenta, pois mudanças virão. É imprescindível que você como empreendedor acompanhe de perto todas as guinadas do seu negócio. Um software de gestão como o da F10 pode te auxiliar na automatização de processos operacionais, administrativos, pedagógicos e financeiros da sua escola, oferecendo uma maneira prática e rápida de interagir com seus funcionários. Busque métodos eficientes para te auxiliar nos próximos passos da sua escola.

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