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Campanhas de macro captação de alunos, como usar essa estratégia?

As campanhas offline aos poucos saem de cena e dão lugar para a macro captação online, que se mostra como algo mensurável e mais econômico.

Todo começo de ano é a mesma rotina de ações, ideias e dúvidas. Como captar novos alunos? As matrículas são o que fazem a roda girar em uma instituição, isso é fato, mas também é fato a dificuldade que essas escolas enfrentam para aumenta-las. Muitas usam de um método chamado macro captação, que funciona como um plano de divulgação usado pelas instituições para que em uma única ação atinja o maior número de pessoas possíveis.

Para o CEO da F10, Marcos Pegoraro, um dos maiores problemas está na maneira como as instituições chegam até os alunos, usando de artifícios pouco eficazes. “Aquisição de listas prontas para o time de telemarketing efetuar ligações, falta de alinhamento no discurso de abordagem para os alunos e, o principal deles, usar do pretexto de oferta de emprego”, enfatiza Pegoraro.

Então se a ideia é trabalhar com macro captação, é melhor entender como ela funciona para que sua estratégia e investimento sejam bem aproveitados.

MACRO CAPTAÇÃO OFFLINE

Ela pode acontecer de forma interna, por meio de ferramentas próprias da escola, como também pode ser colocada em prática através da terceirização. Uma das maneiras mais antigas de se fazer isso internamente é usando do bom e velho telemarketing, por exemplo: as instituições de cursos pegam os contatos dos alunos de determinadas escolas e um funcionário entra em contato via telefone oferecendo os cursos. As ligações são feitas para cada um dos alunos.

Outra maneira de exercer a macro captação é apostando na propaganda terceirizada. Contrata-se pessoas para palestrar em colégios, montar ações de abordagem ou panfletagem em shoppings, supermercados e outros lugares com grande público alvo de todas as idades. A ideia é fazer uma rápida apresentação, captar os dados do cliente em prospecção, oferecer algum material informativo e, se possível, já garantir a matrícula no mesmo instante.

Há também as ações nos próprios colégios, onde esses profissionais terceirizados falam diretamente com os alunos, a fim de que esses se interessem pelos cursos oferecidos, levem um material impresso para casa, apresentem aos pais e esses por sua vez matriculem os filhos. Há uma oferta de desconto, cartazes são fixados e alguns cursos ainda aplicam um teste vocacional ou até mesmo fazem sorteios de bolsas parciais de estudo ou as prometem para os melhores alunos.

Podemos observar que a macro captação offline resulta em um custo mais alto, pois demanda uma maior quantidade de profissionais, além de material impresso e gastos com ligações telefônicas. É possível notar também que o aproveitamento dessas ações não é muito expressivo, devido à falta de mensuração.

A grande questão é: mesmo com tantas falhas, isso ainda funciona? Já foi mais eficaz. A macro captação é uma estratégia poderosa, por isso foi reinventada e adequada para a realidade que vivemos hoje: online. A maneira offline ainda funciona, mas não oferece uma gama de ferramentas que a internet proporciona.

MACRO CAPTAÇÃO ONLINE E MENSURAÇÃO

De que vale uma estratégia de marketing se você não consegue mensurá-la? Todo investimento desperta a necessidade de saber quantas pessoas foram impactadas, quantos contatos foram captados, quantas matrículas foram realizadas. Além de tudo isso, hoje se fala muito em ROI (retorno sobre investimento), pois ninguém quer investir em propaganda que não dá resultado, correto?

Com isso em mãos o empresário será capaz de analisar se o investimento valeu a pena, se esse é o tipo certo de ação, se o público alvo pode ser expandido, se o número de matrículas aumentou ou não, entre outros tantos aspectos.

Esse é um dos motivos que levam as instituições a apostarem no trabalho oferecido pelas agências de marketing digital, pois esses profissionais são capacitados para criar e lançar uma campanha de macro captação online, personalizar seu público alvo, acompanhar seu desenvolvimento e, principalmente mensurar todos os resultados que ela converter. Marcos Pegoraro, CEO da F10, concorda. “Hoje tudo gira em torno da internet e quem investe em estudo, principalmente em idiomas e ensino livre, são pessoas jovens, portanto a massa está online”, diz Pegoraro.

Usar de maneira sábia as ferramentas disponíveis online é a melhor saída para instituições que desejam alcançar públicos das mais diversas idades e dos mais variados interesses. “Inovar em gestão escolar é como seguir as etapas do funil de vendas do começo ao fim, quando todo o processo é dividido em etapas, fica mais simples de avaliar o que precisa ser corrigido e o que pode ser melhorado”, afirma Pegoraro.

A ideia é: apostar em conteúdos interessantes nas redes sociais da escola de cursos. Enviar bons materiais via email marketing e inbound marketing. Se posicionar melhor no Google através de links patrocinados e investir em anúncios no Facebook Ads e Instagram Ads. Esses são os caminhos mais comuns para quem quer investir na macro captação online. Assim a propaganda da instituição é feita de maneira exata e diferenciada para cada público alvo.

DICAS DA F10

– Não diminuir o trabalho depois da captação, muito menos após a matrícula. A instituição deve manter uma relação próxima com o aluno, sempre.

– Campanhas de macro captação devem acontecer o ano inteiro, então é interessante pensar em um investimento consistente para as ações.

– Aproveite as redes sociais para compartilhar depoimentos reais e fotos de ex-alunos, com a devida autorização, claro. O que eles estão fazendo depois da conclusão do curso, onde estão trabalhando e suas opiniões sobre a instituição.

– Evite usar oferta de emprego como isca para atrair mais alunos. Isso traz complicações para sua escola, já que não há como garantir tais contratações ao final do curso.

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