Em tempos de crise, buscamos sempre diminuir custos em nossas instituições. Alguns setores da escola precisam sempre de investimento, mas reduzir o investimento ou repensar onde investir pode resultar em uma economia grande. Separamos aqui meios para se economizar na sua escola, com foco no setor de comunicação.

SMS

O envio de SMS pode salvar tanto sua comunicação quanto seu bolso. Não é viável ligar para o aluno para lhe desejar feliz aniversário, parabenizar por ter entrado no curso ou avisar os pais que seu filho não compareceu à escola. Já o SMS resolve isso em segundos. Até mesmo a cobrança pode ser realizada através dessa ferramenta. Quem nunca se sentiu desconfortável com uma ligação de cobrança? Com o uso do SMS a comunicação é sucinta, ágil e mais barata.

Porém, é inviável delegar um funcionário para digitar no celular cada SMS a ser enviado. Para isso, uma ferramenta de envio deve ser utilizada, automatizando o processo, inserindo o nome e dados do aluno na mensagem, caso necessário. O F10 dispõe do envio de SMS há anos e nossa plataforma de envio é reconhecida mundialmente. Clique aqui para saber mais.

TELEFONIA

É comum a telefonia da escola ser uma grande fonte de custo. Muitas têm ainda todo um setor de telemarketing voltado a conquistar novos alunos. É uma iniciativa válida que costuma trazer bons resultados, mas precisa se adequar aos novos tempos. Inovações estão sendo aplicadas a esse setor constantemente, e comparar essas novas aplicações pode trazer boas ideias.

  • Voip: Algumas empresas desistiram completamente das operadoras e realizam todas suas ligações através de Voip, que é uma sigla em inglês para um sistema de ligação através da internet. Apesar de não ter sido bem visto quando lançado, hoje em dia há softwares confiáveis no mercado.
  • Chips de todas as operadoras: Uma outra opção para diminuir os custos das operadoras é comprar os chips das quatro principais operadoras (Oi, Vivo, Tim e Claro), contratar planos de ligação somente para a própria operadora e realizar as ligações do chip respectivo. Se a ligação for feita para um cliente da Tim, basta ligar da mesma operadora e o custo é reduzido drasticamente. O problema nesse caso é checar todos os números para saber de qual operadora ele pertence. A F10 tem uma ferramenta para isso, o F10 Portabilidade. Com ela, todos os números inseridos no sistema são constantemente atualizados em relação a operadora. Assim, você saberá sempre de qual operadora os números são, mesmo que o aluno tenha mudado de operadora. Clique aqui para saber mais.
  • Uso de aplicativos pro telemarketing: Mesmo diminuindo custos na telefonia, talvez o que você precise seja uma renovação. Repensar seu setor de telemarketing para que ele seja de fato eficiente e controlado. Pensando nisso, nós oferecemos o SmartTele, aplicativo de celular que te ajuda a administrar o seu setor de telemarketing enquanto ajuda também o operador a realizar as ligações, somando toda a conveniência e agilidade do F10 com a inovação dos smartfones. Clique aqui para saber mais.
  • Whatsapp: Considerado oficialmente o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo, o Whatsapp mostrou que vem pra ficar. Agora, usar o Whats para conversar com seus alunos ficou não só possível, como ficou bem simples. A função de uso do aplicativo com seus alunos está dentro do aplicativo SmartTele, e te permite conversar com qualquer aluno que esteja cadastrado no F10 e tenha o WhatsApp instalado no seu celular. Com essa nova conveniência, o contato com o aluno não perde eficiência, ganha ainda mais intimidade e tem seu custo praticamente anulado.

MARKETING DIGITAL

  • Investir em publicidade é tão importante quanto investir em um bom quadro de funcionários ou em infraestrutura. Se as pessoas não souberem da sua escola, nunca virão até você. O investimento em publicidade pode facilmente passar de milhares de reais, e portanto é um dinheiro que deve ser bem manejado. Uma opção para melhor administração desse dinheiro é contratar alguém exclusivamente responsável por isso. Uma agência de publicidade pode ter um custo elevado, mas fará com que cada centavo gasto com publicidade tenha retorno.
  • Anúncios no Google costumam ser uma ótima ideia de investimento em marketing digital. Todo o procedimento de criar, aprovar e veicular com a Google é bem rápido e de precisa mensuração. Não requer nenhum valor mínimo nem máximo a ser pago, o que torna o orçamento bem maleável, relativo ao que a sua escola pode pagar, e a melhor parte é o público: 90% das pesquisas brasileiras são realizadas através do Google, o que aumenta exponencialmente seu público em potencial.

Manter a comunicação com seus alunos é fundamental. Não há como deixar de cobrar, oferecer seu serviço, interagir com o aluno. Porém, como todo setor da sua escola, é sempre possível economizar mais ou repensar o destino do seu investimento. A sua escola pode ver uma grande melhoria se esse dinheiro economizado for investido em outra área, como na infraestrutura ou para trazer um curso novo à escola.