Talvez a premissa “menos é mais” nunca fez tanto sentido em tempos de Marketing de Conteúdo, pois apesar desta ser uma das estratégias digitais mais eficientes para conversão de leads, atualmente se percebe que não adianta disponibilizar vários materiais se estes não possuem a qualidade esperada. Não pode ser uma troca “barata”, ou seja, “eu te dou esse material aí e você me dá seu e-mail para eu encher sua caixa de entrada com textos que você nunca conseguirá ler”.

Dessa forma, sua equipe de conteúdo precisa unir esforços para criar menos materiais, porém ricos e que possam “ensinar” algo para quem busca solucionar alguma questão em sua empresa. É como um cartão de visitas bem feito: se as pessoas conseguem encontrar as respostas certas para seus problemas em seu site, com certeza guardarão essa informação para entrar em contato em algum momento.

Para alcançar bons resultados, a palavra-chave é credibilidade, ou seja, para entregar materiais de qualidade sua equipe precisa dispender tempo e esforço para adquirir o conhecimento necessário para escrever sobre os assuntos em questão. Seu trabalho, acima de tudo, precisa ser entregue com qualidade, de maneira a criar um impacto positivo em seus visitantes e leads. Porém nem sempre é fácil ter esse termômetro e identificar se seus materiais estão com a qualidade necessária. Para te ajudar, separamos algumas perguntas importantes para se fazer nestes momentos:

Os materiais que sua empresa produz estão relacionados ao seu campo de atuação?

Quanto do material que foi produzido até agora tem, realmente, a ver com seu nicho de mercado? Sim, pode acessar sua pasta de conteúdos no computador para ter a resposta a estas perguntas. Muitas vezes, a ânsia de estar sempre presente e na mente do cliente (ou melhor, em sua caixa d e-mail) sua equipe pauta e produz conteúdos pouco relevantes ou que nada tem a ver com as estratégias pensadas pelos gestores. Se este é o caso da sua escola, pise do freio e repense a forma como estão sendo produzidos seus materiais.

Como sua equipe tem boas ideias?

Estudar sobre os assuntos da sua área de atuação é de extrema importância para ter boas ideias. Se sua equipe de conteúdo não está com tempo suficiente para ler e estudar sobre a sua empresa e sobre o campo de atuação, esse também deve ser um alerta para verificar se a qualidade dos materiais entregues está boa ou aquém ao esperado.

Sua empresa tem uma equipe especializada em produção de conteúdo ou precisa de ajuda?

Escrever é um desafio para muitas pessoas, principalmente porque é necessário dedicar tempo para que ela se aperfeiçoe. O que acontece é que, muitas vezes, as empresas não têm todo esse tempo disponível e nem a equipe necessária para compor o marketing de conteúdo. Nesses casos, uma das possibilidades é procurar profissionais freelancers especializados em sua área de atuação para iniciar a produção desses conteúdos.

Que tipo de conteúdo sua empresa é capaz de gerar?

É importante selecionar os formatos de conteúdos que serão importantes para sua empresa. Pense em e-books, posts para blog, postagens em suas redes sociais e até mesmo e-mail marketing. Selecione as pautas, o formato e como estarão distribuídos ao longo do mês para manter a periodicidade.

Como foi possível perceber, ser mais assertivo quanto a produção do seu conteúdo pode melhorar muito a entrega dos seus materiais. Quer saber mais sobre gestão de negócios e como melhorar o marketing da sua escola? Assine nossa newsletter e receba materiais de qualidade para a sua empresa.