NOSSO SITE ESTÁ DE CARA NOVA, SINTA-SE EM CASA. 

Inovação

Afinal, vale a pena investir em ensino híbrido em uma escola?

O ensino híbrido surgiu graças às novas tecnologias educacionais e tem sido cada vez mais utilizado. Ele mescla o ensino presencial e a educação a distância, fazendo com que as duas modalidades se complementem.

No início, o ensino híbrido era utilizado apenas para facilitar a vida dos estudantes que não conseguiam se deslocar até a instituição, devido à distância ou mesmo pela falta de tempo. Depois, percebeu-se que o ensino híbrido apresentava uma série de vantagens também para os professores e para a própria escola.

Siga a leitura do post que preparamos sobre o assunto e descubra se realmente vale a pena investir em ensino híbrido em sua escola.

Vantagens do ensino híbrido

O principal foco dessa modalidade de ensino é o aprendizado online. Dessa forma, a primeira vantagem que vem à mente das pessoas é a flexibilidade de horário. Mas, na verdade, o ensino híbrido vai além.

Ao mesmo tempo em que o aluno tem a autonomia que o meio virtual garante para seguir no seu ritmo, ele conta também com a possibilidade de troca de experiências e comunicação em tempo real no meio presencial. Confira outras vantagens do ensino híbrido.

Aproveitamento das aulas

O aluno do ensino híbrido tem a oportunidade de ir além do que é exposto pelo professor. Isso porque, antes da aula expositiva, ele pesquisa sobre o tema, já que conta com uma variedade de materiais online.

Além disso, esses alunos se tornam mais autônomos em relação ao aprendizado, estudando por conta própria, elaborando soluções que depois serão debatidas na aula presencial e organizando o seu próprio tempo. Dessa maneira, é possível estudar de qualquer lugar a qualquer hora.

Toda essa prática auxilia o estudante a ser mais responsável por sua decisões, não só em relação ao aprendizado, mas também à vida.

Aulas mais elaboradas

Para um educador, é frustrante quando ele não consegue se preparar adequadamente para uma aula ou é impedido de expor todo o conteúdo devido ao grande número de alunos. Nesse sentido, essa abordagem apresenta uma série de vantagens também para os professores.

Eles criam aulas online, que são utilizadas mais de uma vez. Sem a necessidade de apresentar esse mesmo conteúdo presencialmente para diferentes turmas, o professor tem mais tempo para estudar e preparar novos materiais, o que acaba refletindo diretamente na qualidade dessas aulas online.

Redução de custos

A redução de custos é uma grande vantagem do ensino híbrido, tanto para a instituição de ensino quanto para o aluno. Como a escola não precisa dispor de espaço físico para aulas diárias, os cursos podem ser oferecidos a um preço mais baixo.

O valor de venda reduzido ajuda a atrair mais interessados, melhorando a captação de alunos. Assim, o ensino híbrido se apresenta como uma possibilidade de geração de receita para as escolas.

O ensino híbrido é uma excelente opção para instituições que querem se destacar. Aliar a tecnologia à educação como forma de difundir o conhecimento, inserindo a escola na nova realidade do aluno, que está constantemente conectado à internet, fará com que sua instituição esteja à frente da concorrência.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais. Dessa forma, seus amigos também poderão conhecer as vantagens desta abordagem.

Posts Relacionados
Inovação

Conheça o método MPI e como ele pode atrair mais alunos

Inovação

Educação 4.0: o que é esperado da educação do futuro?

Inovação

O que é cultura maker e como está associado ao aprendizado prático?

Inovação

Conheça aqui 4 motivos para adotar Tics na educação.