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6 erros que devem ser evitados na captação de alunos

A captação de alunos é parte fundamental de qualquer instituição de ensino. Acontece que, para a ação ser bem-sucedida, é preciso estar atento a alguns detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos.

Quando isso ocorre, você perde tempo, dinheiro e boas oportunidades de negócio. Portanto, pensar de forma estratégica se torna extremamente necessário para garantir resultados melhores. Afinal, não tem muita diferença de gerenciar uma empresa normal.

Neste post, vamos listar os 6 principais erros que os gestores cometem na aquisição de novos alunos. Acompanhe cada um para ficar longe deles.

1. Desconhecer o público-alvo

Quando o público não está definido, é impossível identificar as características dos potenciais estudantes. Isso reduz a precisão das ações de marketing, uma vez que a mensagem não pode ser personalizada para atingir as pessoas certas. Então, comece por aqui: trace o perfil das pessoas que se interessam pelo seu serviço e registre todas as informações.

2. Não estipular metas para captação de alunos

Para realizar um bom trabalho, é necessário saber onde você deseja chegar e quais objetivos pretende alcançar. Na falta de uma meta clara, a equipe responsável pela captação de alunos fica sem referência. Além disso, pode ficar desmotivada. Por isso, trabalhe com o número de matrículas que quer atingir no mês.

3. Ignorar o potencial da internet

São muitas as instituições de ensino que não produzem conteúdo, nem procuram engajar seguidores nas redes sociais. É lamentável, pois cada vez mais as pessoas buscam informação. Paralelo a isso, a internet oferece ótimas ferramentas de relacionamento. Com elas, é possível segmentar o público do jeito que você precisa.

4. Não ter uma política de indicação

Os próprios alunos podem ajudar na captação de outros estudantes. Afinal, têm uma ampla rede de contatos na área em que estão se dedicando. Sendo assim, é interessante oferecer um benefício para que a indicação aconteça. Por exemplo: ofertar brindes ou dar desconto no pagamento.

5. Interagir pouco ou de jeito nenhum com a comunidade

Uma instituição de ensino não deve limitar as atividades apenas ao interior da infraestrutura. A convivência com a comunidade do entorno é essencial para trazer novas experiências e, ao mesmo tempo, criar uma imagem positiva com a população local e sociedade em geral.

6. Não automatizar tarefas

Hoje, é possível automatizar processos operacionais, administrativos, pedagógicos, financeiros e outros. Além de tudo, dá para interligar departamentos, cadastrar funcionários e alunos, enviar notificações, emitir notas fiscais etc. Ou seja, a tecnologia é indispensável para dar mais celeridade às atividades, melhorar o atendimento e fortalecer a marca.

Como você viu, esses erros são prejudiciais para o sucesso da captação de alunos. Por isso, identifique o seu tipo de público, estabeleça metas para a sua equipe trabalhar, marque presença na internet com materiais relevantes, interaja com a comunidade e automatize as tarefas para melhorar o atendimento. Com essas práticas, a sua instituição de ensino vai crescer.

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